De Heus e Bel Ga estabelecem parceria com a Green Roof para o maior portfólio de telhados solares no Vietnã em 2023
Em 2 de março de 2023, De Heus, Bel Ga e Green Roof assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de estabelecer uma parceria e cooperação para desenvolver um portfólio de telhados solares de 20 MWp para De Heus e Bel Ga em 19 províncias no Vietnã nos próximos dois anos.
Reconhecidas por suas ambições ecológicas e compromissos com a agricultura sustentável, De Heus e Bel Ga têm como intenção alimentar todas as suas instalações com energia solar. As duas empresas escolheram a Green Roof como sua parceira preferencial, que investirá em sistemas de telhados solares e gerenciará suas operações e manutenção.
Daniel Stork, Cônsul Geral do Reino dos Países Baixos, e Nguyen Do Anh Tuan, Diretor do Departamento de Cooperação Internacional do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, também estiveram presentes na cerimônia de assinatura do MoU.
A implementação do portfólio de telhados solares acelera os esforços da De Heus e da Bel Ga para contribuir com a transformação de baixo carbono e o desenvolvimento sustentável da indústria agrícola do Vietnã, bem como seu compromisso de atingir emissões líquidas zero até 2050. Com uma capacidade de até 20MWp, esse portfólio abrangerá 30 fábricas, fazendas de genética e locais de incubação da De Heus e Bel Ga no Vietnã, tornando-se o maior do seu tipo no país em 2023.
Programada para iniciar a construção no segundo trimestre de 2023 e concluir em 2024, a meta desse portfólio é gerar mais de 28 milhões de kWh de energia limpa e evitar mais de 22.500 toneladas de emissões de carbono por ano. Isso é comparável à capacidade anual de absorção de dióxido de carbono de 1 milhão de árvores maduras ou à compensação das emissões de 5.000 carros por ano.
Johan van den Ban, CEO da De Heus Vietnam, afirmou: "Na De Heus, estamos profundamente empenhados em contribuir para um futuro melhor e mais sustentável para a crescente população. Esta parceria e o desenvolvimento do portfólio de telhados solares para nossas operações no Vietnã são testemunhos do nosso compromisso em promover mudanças reais e contribuir para uma cadeia de valor alimentar mais sustentável, como líderes na produção de ração animal no mundo. Aguardamos com expectativa o impacto positivo disso em nosso ambiente e sociedade." Além dessa iniciativa, ele confirmou que a De Heus expandirá e explorará outras maneiras de promover a energia renovável, como o armazenamento de eletricidade verde por meio de um projeto piloto de bateria e uma instalação solar flutuante em viveiros de peixes e camarões. Ele também expressou a disposição da De Heus em participar do Acordo de Compra Direta de Energia Elétrica (DPPA) assim que for emitido pelo governo. "Vemos isso como um passo crucial para alcançar a ambição da De Heus de maximizar a adoção de energia limpa", disse o Sr. van den Ban.
Para promover a sustentabilidade, a De Heus empreendeu uma série de medidas estratégicas que abrangem uma ampla gama de práticas sustentáveis. Além do desenvolvimento do portfólio de telhados solares mencionado acima, a companhia direciona esforços voltados à aquisição de matérias-primas sustentáveis, estímulo à produção local de matérias-primas, otimização da logística e gestão eficiente de resíduos plásticos para reduzir sua pegada de carbono. Ao implementar essas iniciativas, a De Heus demonstra um forte compromisso em promover uma cadeia de suprimentos mais sustentável, guiada por seu amplo programa global de sustentabilidade, o Responsible Feeding.
Rick van der Linden, Diretor Geral da Bel Ga e Diretor da Divisão de Genética da De Heus Vietnam, expressou suas expectativas para este projeto. "Este ano marca o décimo aniversário da presença da Bel Ga no Vietnã. Ao longo desses anos, nos dedicamos a atividades filantrópicas e contribuímos para a comunidade local enquanto conduzíamos nossos negócios. No entanto, percebemos que nossa responsabilidade vai além disso. Acreditamos que devemos contribuir para a sustentabilidade ambiental. Este projeto marca um momento significativo na jornada de sustentabilidade da Bel Ga, à medida que começamos a adotar estrategicamente a energia renovável, o que demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e práticas comerciais responsáveis."