Conversa com o produtor – Simão Stecklein, Lapa/PR

13 dez. 2023

Em entrevista com o produtor Simão Stecklein, proprietário do Sítio SMLG, localizada no município da Lapa, no Paraná, ele detalha a evolução de seu negócio com o uso dos conceitos nutricionais De Heus e sua trajetória na atividade leiteira.

Família Stecklein
Sítio SMLG - Lapa/PR
Como você se envolveu na criação de gado de leite e quais são os principais desafios na gestão da sua fazenda?

“Começamos com a venda de queijo em 1998. Minha avó fazia e vendia queijo toda sexta-feira na cidade. Minha mãe ajudava na venda, mas após a aposentadoria da minha avó, iniciamos a venda de leite em 2012 com nove vacas em lactação, produzindo 360 litros a cada dois dias. Em 2018, estávamos com vinte e oito vacas de leite e foi quando fizemos o primeiro barracão na propriedade, com capacidade para quarenta vacas em sistema de free-stall. Em setembro de 2019, começamos a tirar leite na sala de ordenha, construída ao lado do free-stall.”

Simão continua: “Tivemos algumas dificuldades com o terreno e o excesso de barro, além da instabilidade no preço do leite, portanto, resolvemos confinar todo o rebanho em 2022, intensificando a produção.  Desde então, estamos com cinquenta vacas de leite, com uma produção de 2.300 litros de leite por dia. No total, temos cem animais no rebanho e atualmente, trabalhamos com dois barracões e uma sala de ordenha.”

Um tour pela propriedade

Qual é a importância da nutrição animal para o sucesso da sua atividade e como a De Heus tem contribuído para melhorar os resultados produtivos da propriedade?

“Vejo a nutrição como um ponto-chave na manutenção da alta produção e eficiência do rebanho. Só foi possível alcançar bons resultados através do uso de produtos de qualidade”, afirma Simão.

“A parceria com a De Heus teve início em 2018 e fui o primeiro produtor da região a utilizar os produtos De Heus. A De Heus, junto à equipe técnica de campo, vem nos ajudando muito, desde a produção de silagem ao trato dos animais, com os técnicos sempre presentes. Aqui na propriedade, usamos os conceitos De Heus desde a criação de bezerras até vacas em lactação, como Kaliber e Prelacto, entre outras tecnologias disponíveis para vacas em lactação, como a ração Synchrolac, gordura protegida, minerais e tamponante, o que tem feito bastante diferença na produtividade animal, nos dando oportunidade de crescer e melhorar cada vez mais.”

Você tem algum conselho para compartilhar com outros produtores de gado de leite que estão buscando melhorar sua produção?

“Penso que a saúde das vacas é sempre primordial para uma boa produção de leite. O lema que temos aqui é que uma boa produção começa com uma boa silagem, muito conforto, um manejo bem feito e uma nutrição balanceada e isso aí o pessoal de campo da De Heus tira de letra.”

Como você vê o futuro da produção de leite em sua região e quais são suas expectativas para o crescimento da sua operação nos próximos anos?

“Na região da Lapa/PR, os produtores têm investido fortemente na produção leiteira. Por isso, visamos sempre o melhoramento genético e, também, uma produção de alimentos de ótima qualidade para o alcance da máxima eficiência. Um dos meus objetivos é ter pelo menos sessenta vacas em lactação para que, em um futuro próximo, possa colocar o robô de ordenha na fazenda.”

Dia de Campo De Heus no Sítio SMLG, em Lapa/PR

Expertise em atendimento técnico

A De Heus vem trabalhando de forma robusta na assistência de propriedades de leite. Guilherme Leão, Supervisor Técnico Comercial na De Heus Brasil e responsável pela supervisão dos atendimentos das propriedades da região Sul, tem auxiliado o produtor, desde 2021, a dar os passos certos em direção à inovação na propriedade. “É muito gratificante poder ver os avanços que tivemos por aqui e com certeza Simão será uma referência ainda maior para a região”, afirma Guilherme.


Tópicos relacionados: