Otimização da produção suína: modelagem matemática, nutrição e tecnologia

Luana Spadim

Assistente Técnico - Suínos

08 agosto 2024
-
4 minutos

Para uma produção altamente produtiva e rentável se faz necessário que cada fase do ciclo reprodutivo seja tratada com atenção e com suas especificidades. A produção de carne suína é de aproximadamente 4,983 milhões de toneladas, com valor bruto de 31,946 bilhões de reais (ABPA, 2022), onde são utilizadas 4,983 milhões de toneladas de ração, alimento no qual representa 60% dos custos da produção (HAUSCHILD, 2010).

Como posso melhorar o desempenho dos meus suínos com GPS?

Por Luana Spadim, Assistente Técnico - Suínos

Para otimizar a produção, programas matemáticos buscam através do balanço de nutrientes e exigências, sendo o principal modelo a formulação através do modelo linear de mínimo custo, que considera as exigências nutricionais do animal. Lovatto e Sauvant (2001) afirmam que, embora seja usual, esse modelo tem uma baixa flexibilidade e não leva em conta o efeito animal, o que pressupõe a mesma resposta para todos os animais.

Para Monteiro (2014), a utilização da modelagem para estimar as exigências nutricionais, pode ser eficiente para reduzir a excreção de nitrogênio e fósforo dos dejetos, sem afetar o desempenho animal. A modelagem é, sobretudo, uma tentativa de integração de diferentes fenômenos. Segundo Spedding (1988), a modelagem é a abstração e simplificação da realidade capaz de integrar as principais interações e comportamento do sistema estudado, apta a ser manipulada com o objetivo de prever as consequências da modificação de um ou de vários parâmetros sobre o comportamento do sistema.

As ferramentas de modelagem vêm se mostrando eficientes para estimar as exigências nutricionais, integrando a dinâmica de utilização dos nutrientes e buscando compreender os mecanismos biológicos e a variação dos fenômenos digestivos e metabólicos dos suínos (Lovatto & Sauvant, 2001).

Neste cenário, o GPS - Growth Prediction System da De Heus, nosso sistema de predição de curvas de desempenho e modelagem matemática, conecta as necessidades dos sistemas de produção cotidiana com o cálculo de precisão de demanda de nutrientes, considerando os parâmetros ambientais de sistemas de produção reais na formação da sua base de dados.

GPS utiliza uma base de dados de mais de 7 milhões de animais em diferentes cenários no Brasil, proporciona diferentes composições nutricionais, conforme as condições ambientais de cada sistema de produção, proporcionando grande acurácia na tomada de decisões em diferentes cenários econômicos.  Com isso, torna-se possível analisar e comparar a performance da granja aos melhores resultados precisos e o produtor recebe um relatório preparado pelos técnicos da De Heus em poucos minutos.  

Você pode analisar a performance da sua granja e compará-la aos melhores resultados possíveis. Em apenas 3 minutos, você recebe um relatório personalizado preparado por nossos técnicos.

Faça um scan virtual da sua granja

Neste relatório, é possível observar uma curva de desempenho única, promovendo, assim, a maior precisão nas projeções de desempenho, consumo, ganho de peso, conversão alimentar, e quantidade de ração a ser utilizada por animal.

Para uma predição matemática mais apurada, a ferramenta apresenta três bases separadas para o alcance de melhores resultados produtivos e econômicos, contando com as versões para cada fase específica – fase de Creche (GPS Piglets), crescimento (GPS Growth) e reprodução (GPS Sow). Afinal, nosso principal desafio é produzir o mesmo animal utilizando o menor volume possível de ração, ao menor custo, trazendo mais rentabilidade e sustentabilidade para a suinocultura moderna.

Conte com o suporte da De Heus!

Atendimento personalizado, garantindo a melhor performance da produção e a lucratividade do suinocultor.

About the author

Luana Spadim

Assistente Técnico - Suínos