Água: o nutriente esquecido que mantém a saúde do seu rebanho
A água é um nutriente importante para os animais e contribui com múltiplos processos fisiológicos. Também é importante para a saúde, metabolismo e transporte de nutrientes e é fundamental para a regulação da temperatura corporal. A carne e o leite também são formados em grande proporção por água.
Como produtor, garantir que seus animais tenham água suficiente e de alta qualidade é primordial para um bom desempenho. A qualidade da água pode ser avaliada de várias maneiras. Uma vez que a qualidade da fonte de água é considerada boa, uma atenção específica deve ser dada ao potencial de desenvolvimento de biofilme nas tubulações de água, o que pode afetar a qualidade desta. As dicas abaixo ajudarão você a manter a água de seus animais limpa e segura.
Em relação ao gado leiteiro, o consumo de água depende da produção de leite que, por sua vez, depende da ingestão de água. Prover às suas vacas a quantidade suficiente de bebedouros com água limpa é fundamental. Além disso, notamos que a demanda de água medida em litros aumenta mais do que a produção de leite em litros. Como regra geral, a relação entre a ingestão de água e a produção de leite é de 3,5 para 1, o que significa que são necessários pelo menos 140 litros de água para produzir 40 litros de leite. Durante o estresse térmico a ingestão de água é obviamente maior. Em bovinos de corte, o abastecimento inadequado dos bebedouros reduzirá a ingestão de água e, consequentemente, o consumo de matéria seca e o ganho de peso do rebanho.
Avaliação da qualidade da água
Assegurar a qualidade da água é importante para manter os a animais saudáveis e garantir um ótimo desempenho. Isso pode ser avaliado de 4 diferentes formas: visual, sensorial (sabor/cheiro), análise química e análise microbiológica. Certifique-se de coletar a água diretamente da fonte e do final dos canos dos bebedouros, pois muitas vezes são observadas diferenças entre as duas amostras.
A avaliação visual e sensorial é uma maneira fácil de obter uma indicação inicial da qualidade da água da sua fazenda. É melhor ser feito no local onde os animais bebem água, de preferência no final do sistema de bebedouros. Na prática, a qualidade da água retirada da fonte muitas vezes difere da retirada do bebedouro. Após a drenagem, deixe a água descansar em um balde ou copo transparente por alguns minutos e observe se há sinais de precipitação no fundo. Se a água tiver um cheiro, cor ou sabor diferente, é necessário um exame mais aprofundado da fonte de água utilizada.
Análises Químicas indicam se a água atende aos padrões para a espécie animal em questão. Além do pH, o teor de minerais determina se a água é adequada para consumo. Níveis anormais podem afetar negativamente o sabor da água. Ademais, níveis excessivamente altos podem causar depósitos no sistema, reduzindo o abastecimento de água. Por fim, concentrações excessivas de certos minerais podem interferir na absorção de outros.
Análises Microbiológicas determinam o número de microorganismos no momento da coleta. Embora a maioria dos microorganismos não sejam patogênicos, a presença em excesso pode representar riscos à saúde dos animais. Neste caso, é importante determinar o tipo através de uma análise mais abrangente. Caso encontre níveis mais elevados de microorganismos - inadequados para os animais - é necessário identificar a causa da contaminação e tomar as medidas cabíveis. Uma contaminação microbiológica é muitas vezes formada após o bombeamento de água da fonte, pois depósitos de minerais e resíduos orgânicos nas tubulações de água (conhecido como biofilme) são pontos favoráveis para a proliferação de microrganismos. Estes resíduos permitem que salmonela e E. coli sobrevivam, cresçam e infectem os animais através da água, mesmo quando a água da fonte é de qualidade adequada.
A importância de uma avaliação regular
É importante analisar frequentemente a qualidade da água em diferentes pontos do sistema, para que se conheça o estado da qualidade da água potável. Para prevenir infecções microbiológicas, você deve limpar o sistema de abastecimento de água potável e os bebedouros regularmente.
Dicas e recomendações para bovinos:
1. A altura ideal do bebedouro é de 60-90 cm.
2. O bebedouro deve ter pelo menos 120 cm por 40 cm.
3. Deve haver pelo menos 20 cm de profundidade de água no bebedouro.
4. A temperatura ideal para beber é 17° C
5. Garanta vazão de água suficiente nos bebedouros, de pelo menos 20 litros/min.
6. Verifique os bebedouros diariamente e limpe-os semanalmente.
7. Coloque bebedouros na saída da ordenha e próximo a pista de alimentação.
8. Forneça pelo menos 1 bebedouro para cada 15-20 vacas.
9. Para gado de corte, é ideal que a água seja fornecida via bebedouros, e não em poças de água acumulada.
10. Os bebedouros para gado de corte, não devem ficar muito longe dos cochos de suplementação, para evitar deslocamentos excessivos, mas certamente, não muito próximo, para evitar acúmulo de resíduos dos alimentos (matéria orgânica).
Uma abordagem prática e objetiva
Nosso programa Natural Power lhe guiará pelas diferentes etapas necessárias para otimizar a qualidade da água ofertada para seus animais, mas isso não é tudo: ao reunir uma variedade de abordagens de gerenciamento e nutrição, Natural Power fornecerá as ferramentas necessárias para melhorar a saúde e o desempenho animal em sua produção.
Saiba mais sobre o programa Natural Power