De Heus participa do VIETFISH 2024 – Um compromisso com a aquicultura sustentável

21 outubro 2024
-
4 minutos

Durante a VIETFISH 2024, uma exposição internacional de produtos e tecnologias do setor da aquicultura, a De Heus teve o orgulho de apresentar seu progresso no segmento e delinear os passos que está tomando em direção à construção de um futuro sustentável. Representando a De Heus Ásia e Vietnã, a Gerente de Sustentabilidade da Unidade, Emily Thuy, destacou o compromisso da empresa com práticas responsáveis na aquicultura, enfatizando a importância da colaboração de longo prazo com produtores, partes interessadas do setor e comunidades locais.

A jornada da De Heus na aquicultura começou em 2011, em Vinh Long, no Vietnã. Desde então, a empresa se expandiu por toda a Ásia e África, estabelecendo-se como líder global na produção da espécie Pangasius e como referência local em rações para peixes marinhos e de águas frias. "Nosso portfólio de rações de alta qualidade atende a uma ampla gama de espécies de peixes locais, como tilápia, peixes carnívoros e anfíbios (rãs), permitindo que os produtores locais tenham acesso a uma nutrição avançada e possam elevar sua produção", diz Emily.

Investimento em inovação, infraestrutura e sustentabilidade

Desde sua entrada no setor, a De Heus fez investimentos significativos, como o estabelecimento de seis fábricas especializadas em rações para aquicultura e a criação de um Centro Global de P&D em Aquicultura, localizado no Vietnã. “As instalações atendem aos mais altos padrões da indústria, como Global GAP, BAP e ISO 22.000, permitindo-nos atender às exigências de exportação de diversos clientes e parceiros da cadeia de valor. Também fornecemos suporte essencial nas fazendas, mesmo em áreas remotas, com soluções personalizadas e conselhos especializados. Um destaque é o serviço de laboratório móvel, que ajuda os produtores a diagnosticar rapidamente problemas de saúde ou doenças, permitindo tratamento e prevenção em tempo hábil", afirma Emily.

Na De Heus, focamos em uma aquicultura sustentável e eficiente para atender à crescente demanda por proteína animal por meio de práticas responsáveis.

Pioneirismo na aquicultura sustentável para um mundo em crescimento

A Gerente de Sustentabilidade Emily Thuy destacou o compromisso da De Heus com a adoção de práticas responsáveis na aquicultura durante a Vietfish 2024.

Em linha com sua agenda de sustentabilidade, a De Heus foca suas prioridades de aquicultura em áreas onde pode causar maior impacto. Através do seu programa de Alimentação Responsável, cada unidade de negócios é capacitada a desenvolver programas locais que contribuem para as metas globais de sustentabilidade, ao mesmo tempo que atendem às necessidades específicas de seus respectivos mercados. A De Heus tem liderado várias iniciativas emblemáticas que integram a sustentabilidade em todos os aspectos de suas operações.

Uma dessas iniciativas é a instalação de painéis solares em todas as 30 unidades da De Heus no Vietnã. Isso faz parte do compromisso mais amplo da empresa de reduzir as emissões de gases de efeito estufa ao longo da produção de ração e das cadeias de suprimento de alimentos. A De Heus também está implementando soluções de entrega a granel e silos, que permitem que a ração seja entregue nas fazendas sem a necessidade de embalagens plásticas – uma abordagem especialmente adequada para a aquicultura, onde barcaças fluviais podem ser usadas para transporte eficiente.

Trabalhando em conjunto, a De Heus acredita que a indústria pode fazer grandes avanços na melhoria da sustentabilidade, no aumento da eficiência e na entrega de melhores soluções para os produtores ao redor do mundo.

"Nossa jornada em direção a um setor de aquicultura mais sustentável está longe de terminar, mas ao unir esforços e continuar impulsionando o progresso, podemos elevar os padrões da indústria e levá-la a um novo patamar de reconhecimento global.”

Emily Thuy

Gerente de Sustentabilidade, De Heus Ásia e Vietnã