Global Green Goals: contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável

30 setembro 2021
-
3 minutos

A De Heus é comprometida a criar, junto aos nossos clientes, fornecedores, colaboradores e a sociedade de forma geral, valor sustentável em toda a cadeia alimentar - além de apoiar produtores com os nossos programas nutricionais, contribuindo para a disponibilidade e acessibilidade sustentável de alimentos seguros e saudáveis para uma população mundial em crescimento.

Em 2020, lançamos o Responsible Feeding - um programa global de sustentabilidade projetado para oferecer as ferramentas necessárias às nossas Unidades para que possam avaliar e desenvolver estratégias e atividades que permitam criar valor sustentável em toda a cadeia alimentar em que operamos. No entanto, alguns dos desafios associados à indústria e à produção de proteína animal são importantes para que possamos aumentar ainda mais a sustentabilidade de nossa indústria e, por isso, foi definido um plano de ação global.

Durante o congresso digital Sustainability Summit, realizado em março de 2021, cerca de 200 colegas de nossas unidades de negócios e do grupo organizacional participaram de workshops onde foram discutidos os objetivos que a De Heus definiria para intensificar a sustentabilidade de nossas operações diárias, reduzindo cada vez mais, o impacto no clima e meio ambiente, aumentando a saúde e o bem-estar animal e ajudando os produtores a progredirem em seus negócios.

 

Global Green Goals

O Global Green Goals (Objetivos Globais de Sustentabilidade) foi criado com o compromisso de lidar com algumas das questões de sustentabilidade associadas à indústria de alimentos e à produção de proteínas animais. Durante o congresso, foram estruturadas ações sustentáveis para as matérias-primas que processamos, a pegada de carbono, a redução de antibióticos e, claro, para apoiar os produtores no desenvolvimento dos seus negócios. Acreditamos que estas são questões relevantes para todas as nossas Unidades e que devem ser tratadas e a nível global.

Queremos realizar essas ações até 2030, contribuindo assim, com a agenda de ações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - definidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas – e que não podem ser alcançados em um ou dois anos. Essas ações também permitem que a De Heus possa orientar melhor suas atividades na jornada rumo à sustentabilidade.

 

A redução de antibióticos

Em 2030, a De Heus será uma parceira-líder e orientadora para melhorar a saúde animal nas propriedades e o uso de antibióticos de forma responsável. Além disso, não usará antibióticos promotores de crescimento ou de medida preventiva e nenhum antibiótico crítico para a saúde humana (OMS).

 

A sustentabilidade das matérias-primas

Em 2025, todas as unidades de negócios da De Heus usarão soja certificada (em conformidade com as Diretrizes de Fornecimento de Soja da Fefac). Além disso, a De Heus decidiu apoiar a Fundação Black Jaguar em sua missão de prevenir a perda de valiosos ecossistemas naturais e proteger a biodiversidade.

 

Reduzir nossa pegada de CO2

Em 2022, a De Heus será capaz de calcular, formular e definir metas para a pegada de CO2 de seus produtos, realizando uma medição zero de CO2 em todo o grupo em 2023, sendo equipada para fornecer aos seus clientes orientações para reduzirem a geração de CO2.

Com base no resultado da medição zero em todo o grupo, formularemos metas e buscaremos soluções para reduzir cada vez mais nossa pegada de CO2.

 

Nossos esforços para ajudar os produtores locais a desenvolver seus negócios

Em 2030, a De Heus terá treinado 100 mil produtores e colaboradores em gestão agrícola, redução de antibióticos, bem-estar animal, biossegurança, biodiversidade, certificação Global GAP e redução de CO2. Para medir o efeito desses treinamentos, desenvolveremos KPI's para medir o impacto e os benefícios para nossos clientes.

 

Abordagem técnica nas propriedades

Todos os dias, nossa abordagem técnica nos dá valiosos conhecimentos e percepções para apoiar milhares de propriedades em todo o mundo. Os especialistas da De Heus trabalham em estreita colaboração com os pecuaristas, fornecendo informações importantes sobre a relação entre a alimentação e como os animais são cuidados, aconselhando sobre estratégias nutricionais que atendam às necessidades fisiológicas dos animais e apoiando o manejo da fazenda. Focando em um objetivo: manter os animais saudáveis e permitir uma produção ideal.


Implementação

Atualmente, estamos em processo de desenvolvimento de indicadores e políticas que ajudarão nossas Unidades a alcançarem o Global Green Goals. Compartilharemos mais sobre o processo de implantação e primeiros resultados em breve.